terça-feira, abril 06, 2010

Módulo III - Exercício de Sequência Didáctica

A planificação de uma sequência didáctica foi uma das tarefas propostas no Módulo III da formação nos NPPEB. Este é, efectivamente, um dos aspectos que mais me preocupam quanto à implementação do novo programa, apesar de, agora, com o seu adiamento, os professores terem mais tempo para aprender a sequencializar.
Por enquanto, não considero que seja fácil de fazer. Pelo contrário, no trabalho de grupo proposto na formação, tive a possibilidade de confirmar que se trata de uma tarefa bastante complexa. Por este motivo, tive pena de não termos tido mais tempo não só para partilhar todas as sequências realizadas pelos diferentes grupos de trabalho mas também para expormos as nossas dúvidas, as dificuldades encontradas e possíveis sugestões qe poderiam surgir para se melhorar a propsta de grelha fornecida.
Tenho consciência de que, como professores que somos, temos a obrigação de sabermos lidar com os desafios que nos são colocados no exercício da nossa profissão, aceitando as novidades que surgem como melhorias e sendo capazes de reformular e reavaliar o nosso trabalho, de modo a que haja evolução e progressos. No entanto, é necessário que tenhamos tempo para assimilar, compreender e aprender a dominar o novo. E, para mim, isto é totalmente novo.
Todavia, é preciso que se diga que a sequência didáctica que nos foi apresentada na formação parece ser uma forma interessante, profissional e precisa de planificar as aulas, visto que, indubitavelmente, permite ao professor ter uma visão muito mais clara e pormenorizada do trabalho que realiza nas suas aulas. Através da grelha que nos foi fornecida, consegue-se, efectivamente, tomar consciência do modo integrado como as competências do português são ou devem ser trabalhadas. Para além disto, os conceitos de competência foco e de competências associadas esclareceram-me sobre o modo como a imprescindível integração das várias competências se concretiza realmente. Mesmo o profissional que não trabalha com este tipo de preocupação, será levado a tê-la ao fazer a sua sequência didáctica.
Resta dizer que é com optimismo que encaro mais este desafio colocado aos docentes de português embora com a consciência de que ainda há muito para reflectir, treinar, colocar dúvidas, até ser capaz de planificar desta nova maneira.