terça-feira, abril 06, 2010

Testagem de uma Actividade do GIP CEL

No Módulo III, foi-nos proposto que escolhêssemos uma actividade do GIP do CEL ou da Leitura, a fim de a testarmos com os nossos alunos, reflectirmos sobre ela e a avaliarmos. Uma vez que estava a trabalhar a Subordinação - Orações subordinadas adjectivas relativas restritivas e explicativas(3º ciclo,9ºano), optei pela actividade número 5 do GIP do CEL, a qual poderá ser encontrada na página 127.
Esta actividade problematiza a questão da utilização ou não das preposições «de» e «em» antes do pronome relativo na oração subordinada adjectiva relativa.
Partindo da oralidade e da ideia de que devemos ser capazes de reconhecer num discurso oral o que está correcto ou incorrecto, a actividade inicia-se com um exercício de compreensão oral para identificação do erro em frases pronunciadas por um aluno. Achei interessante o facto de, apesar de se estar a desenvolver a competência do CEL, haver a preocupação de integrar a competência de oralidade e de orientar os alunos no sentido de reinvestirem o seu CEL na melhoria da competência de expressão oral.
Para além disto, toda a actividade se desenvolve através de vários desafios/problemas que vão sendo colocados aos alunos, com o objectivo de eles chegarem, de modo mais autónomo e seguro, às diferentes conclusões a que têm de chegar para apreenderem eficazmente o conteúdo leccionado e, assim, desenvolver as suas competências.
Inspirada nos pressupostos do GIP do CEL fonecido na formação, tenho vindo a introduzir algumas alterações nas minhas práticas, tentando apresentar os conteúdos a partir da colocação de um problema, de uma questão que os alunos têm de resolver, preparando actividades que os vão conduzindo, através de sucessivas tarefas desafiadoras e da manipulação de exemplos, às suas próprias conclusões, à sistematização e ao treino.
Por enquanto, ainda surge aquela sensação de que estou a perder tempo e que, assim, não conseguirei cumprir a planificação, contudo, com o tempo, acabarei por assumir o ensino por competências e adoptarei uma atitude diferente.